Tendo em vista a expressiva atuação e a importância da indústria química cearense, um novo órgão colegiado foi instaurado pelo Governo do Estado do Ceará, nesta terça-feira (8), com o intuito de alavancar o setor no Ceará. Na ocasião, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa, lançou a Câmara Setorial da Cadeia produtiva da Indústria Química (CS Química), órgão consultivo para propor, apoiar e acompanhar projetos e ações visando o crescimento sustentável do setor no território local.

Gabinete de fotosensor feito de plástico; formas de plástico para vigas e pilares a serem usadas na construção civil; tabuleiro de Libras feito de plástico. Essas três inovações e também tecnologias sociais foram agraciadas com os primeiros lugares, respectivamente, com a entrega do I Prêmio Inoveplast de Inovação Aberta. Os agraciados são do Ceará e de São Paulo. Houve uma menção honrosa pelo recorde de ideias inscritas. A entrega dos três primeiros lugares aconteceu durante a confraternização do Sindquímica Ceará, realizada nesta quinta-feira, 03/12, no Museu da Indústria, no Centro de Fortaleza.

Após visitar nesta sexta-feira 20/11  as obras de instalação da nova unidade da Fundação Osvaldo Cruz no Ceará, no Polo Industrial e Tecnológico da Saúde, localizado no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), acompanhado do governador do Ceará, Camilo Santana, o presidente da Fiocruz, o cearense Paulo Gadelha, participou de almoço com empresários industriais e lideranças políticas, na sede da FIEC, onde pediu apoio de todos para criar uma sinergia entre as indústrias que formam o Polo e também atrair instituições e empresas inovadoras que são referência no setor da saúde.  O objetivo é estabelecer e fortalecer  um ecossistema de inovação tecnológica em saúde no Ceará. A unidade da Fiocruz no Estado deverá começar a funcionar no segundo semestre de 2016, segundo informou Paulo Gadelha.

Os setores de alimentos, metalmecânico e químico começam 2015 prospectando novos negócios na Coréia do Sul e no Japão. Os presidentes do Sindialimentos, André Siqueira, do SIMEC, Ricard Pereira, e do Sindiquímica, Marcos Soares, lideram uma missão empresarial a esses dois países do dia 22 de janeiro a 31 de janeiro. O presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), José Dias de Vasconcelos, integra o grupo. Nos primeiros dias, em Seul, capital da Coréia do Sul, os empresários vão visitar a Posco, uma das companhias acionistas da Companhia Siderúrgica do Pecém(CSP) ao lado da também coreana Dongkuk e da brasileira Vale. A missão segue para o Japão, em Tóquio, onde participarão da maior Feira de Nanotecnologia do Mundo, no Centro de Convenções da capital japonesa.

O empresário Augusto Reinaldo Pimentel Guimarães, Diretor de Relações Institucionais do Sindquimica, assumiu, por aclamação, a presidência da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Saúde (CS Saúde). A reunião aconteceu na quarta-feira (7/01), no auditório da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), reconduzindo o empresário ao mandato de um ano prorrogável por mais um ano.

O Sindiquímica nomeou dois novos diretores setoriais durante a sua primeira reunião do ano, realizada nesta quinta-feira (15/01), na sede da FIEC, em Fortaleza. Alexandre Mota, da empresa Plastsam, é o novo diretor para o segmento de plástico. João Sérgio Borges, da Fortfix, foi nomeado diretor para o segmento de tintas. Durante o encontro, além dos assuntos debatidos da pauta como o Condomínio industrial de Guaiúba e Polo Industrial de Saúde da Fiocruz no Eusébio, o presidente do Sindquímica, Marcos Soares (na foto, ao centro), e os empresários do setor receberam o novo presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Saúde da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Augusto Guimarães. Semana passada, ele foi eleito pela segunda vez para o cargo por unanimidade. Augusto é um dos grandes articuladores do projeto do Polo Industrial de Saúde em instalação no Eusébio.

O Sindquímica, Sindicato patronal ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará(FIEC), está apoiando a realização  do Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos e Capacitação sobre Gestão Sustentável de Resíduos, que ocorrerá amanhã e quinta-feira, dias 12 e 13 de março, no auditório Luiz Esteves, na sede da FIEC, em Fortaleza.

O presidente do Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará (Sindquímica), Marcos Soares, participou no dia 5 de dezembro, na capital paulista, do intercâmbio de lideranças setoriais da indústria química e farmacêutica, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).