Case cearense : "E aí, tá limpo?"

O empresário Hermes Pimentel iniciou o negócio com um investimento de R$ 5 mil. Hoje, a empresa emprega direta e indiretamente cerca de 600 pessoas e conta com mais de 110 parceiros

Foi perguntando para os clientes “E aí, tá limpo?”, que surgiu o nome da empresa do cearense Hermes Pimentel. O então estudante de Economia da Universidade Federal do Ceará (UFC) investiu cerca de R$ 5 mil no aluguel de um ponto de 30 m² próximo à faculdade e na compra do estoque. Para alavancar as vendas, saía das aulas no Benfica e dirigia a velha Kombi rumo a bairros como Antônio Bezerra, Henrique Jorge e Jóquei Clube e vendia de porta a porta os produtos de limpeza.

Ao perceber que os clientes compravam seus produtos e equipamentos tanto para o lar quanto para empresas, Pimentel decidiu investir em capacitação para manejo adequado do que vendia. Desta forma, o cliente poderia obter o rendimento máximo esperado. “Não oferecemos simplesmente um lava louça ou um detergente, mas um sistema de limpeza completo. Ou seja, para cada situação e estabelecimento, há uma forma profissional de deixar tudo limpo”, explica.

Passados 27 anos, a Talimpo cresceu a ponto de ter cinco lojas próprias na cidade, em bairros como Aldeota, Papicu e Cocó, além de um centro de distribuição e uma indústria de produtos de limpeza em Messejana.

A marca conta com 110 “parceiros de lealdade”, como Pimentel gosta de chamar os empreendedores que vendem seus produtos em outros bairros da Capital, e a previsão é de que futuramente vire franquia. A empresa emprega direta e indiretamente cerca de 600 funcionários.

FÓRMULA DE SUCESSO - O empresário oferece capacitação gratuita às empregadas domésticas e funcionários encarregados da limpeza em empresas e escritórios. “Não adianta comprar um espanador eletrostático se não souber utilizá-lo. Ou não saber qual desinfetante é mais adequado para o porcelanato. É justamente esse tipo de capacitação que oferecemos, desde a casa do cliente até a empresa dele”, afirma.

Para obter sucesso no negócio, Pimentel enumera requisitos como rapidez para incorporar novidades e uma boa capacidade de distribuição. “Horizontalizamos a oferta para vários bairros da cidade, disponibilizando a marca para venda dos produtos que são encontrados exclusivamente nas lojas Talimpo, como as fragrâncias da linha Giovanna Baby, por exemplo”.

Ao perceber que os clientes precisavam de serviços de separação e coleta de resíduos sólidos, o economista decidiu expandir o negócio. Hoje a Talimpo também faz a coleta e o manejo, de acordo com a legislação ambiental.

“Adquiri muito conhecimento nessa área, e faço questão de compartilhá-lo. Nem me importo se meus amigos brincam comigo e me chamam de ‘homem-lixeira’. É que sou um apaixonado pelo o que faço”, destaca.

A demonstração dos produtos é a principal estratégia de marketing da empresa, onde os funcionários vão fazer apresentações de cada produto, falar sobre a função de cada um e deixar o cliente por dentro de tudo.

“A diferença da minha loja vai ser essa, de chegar na loja e me apresentar o produto. Porque, hoje em dia, é muito difícil você comprar um produto e não saber utilizar”, diz Marta de Sousa, que abriu uma unidade da Talimpo no bairro Jóquei Clube.

Talimpo - Produtos de Limpeza (Fábrica):  Rua Lima Duarte, 512 - Messejana. / Telefone: (85) 3218.5050 / Talimpo Jóquei Clube: Rua Aluísio Azevedo, 269, lojas 5 e 6.

Telefones: 3290.6441 e 3032.1235

CARACTERÍSTICAS DO COMÉRCIO DE PRODUTOS DE LIMPEZA

Abrangência : Os cuidados com a limpeza fazem parte do cotidiano da população.

Diversidade : Pode-se comercializar desde produtos básicos e de preço acessível até os mais caros

Aspectos legais : De acordo com a legislação, só poderão ser comercializados produtos já embalados pelos fabricantes, em embalagens aprovadas pelo Ministério da Saúde, e com o devido rótulo.

Fonte: Sebrae

(Rodrigo Carvalho)